sábado, 29 de outubro de 2016

Taxonomia dos Objectivos Educacionais - Benjamin S. Bloom


A taxonomia mais famosa e mais usada para formular objectivos é a TAXIONOMIA DE BLOOM. Desde 1948, um grupo de educadores assumiu a tarefa de classificar metas e objectivos educacionais. Eles propuseram-se a desenvolver um sistema de classificação para três domínios: o cognitivo, o afectivo e o psicomotor.

Aprendizagem cognitiva

Esta aprendizagem expressa conhecimento factual. Compreende os processos intelectuais ou actividade mental. É o domínio do pensamento, do conhecimento e das aptidões mentais e capacidades intelectuais. Inclui seis níveis de complexidade progressiva de conhecimento. A aprendizagem cognitiva é a categoria com a qual a maior parte dos cursos é desenvolvida. Na descrição que se segue, foi tomada como referência a visão de Rives Hassel-Corbiell, 2001, sobre a taxonomia de Bloom.

Nível 1 - Conhecimento. Definido como a capacidade de memorizar e evocar factos, termos, métodos, processos e estruturas. Os verbos que indicam aprendizagem a este nível incluem: organizar, definir, duplicar, rotular, listar, memorizar, denominar, ordenar, reconhecer, relacionar, memorizar, repetir, reproduzir e declarar.

Nível 2 - Compreensão.Definida como a capacidade de perceber ou interpretar os dados através de processos mentais de organização e extrapolação Os verbos que indicam aprendizagem a este nível incluem: classificar, descrever, discutir, explicar, expressar, identificar, indicar, localizar, reconhecer, reportar, analisar, seleccionar e traduzir.

Nível 3 - Aplicação. Definida como a capacidade de utilizar/aplicar conhecimentos ou ideias gerais em diferentes situações. Os verbos que indicam aprendizagem a este nível incluem: aplicar, escolher, demonstrar, dramatizar, empregar, ilustrar, interpretar, operar, praticar, programar, solucionar, utilizar e escrever.

Nível 4 - Análise. Definida como a capacidade de separar a situação nas suas partes constituintes. Os verbos que indicam aprendizagem a este nível incluem: analisar, avaliar, calcular, categorizar, comparar, contrastar, criticar, diferenciar, discriminar, distinguir, examinar, experimentar, questionar e testar.

Nível 5 - Síntese. Definida como a capacidade de recombinar partes e construir/ criar um todo estruturado. Os verbos que indicam aprendizagem a este nível incluem: organizar, montar, coleccionar, compor, construir, criar, desenhar, desenvolver, formular, gerir, planear, preparar, propor, iniciar e escrever.

Nível 6 - Avaliação. Definida como a capacidade apreciar o valor de alguma coisa - uma habilidade subjectiva. Os verbos que indicam aprendizagem a este nível incluem: argumentar, avaliar, reunir, escolher, comparar, defender, estimar, avaliar, julgar, predizer, seleccionar, suportar e valorar.


 Aprendizagem afectiva

Levanta sentimentos e emoções. Compreende os processos relacionados com as emoções, os sentimentos, a sensibilidade. É o domínio das atitudes, das preferências, dos interesses, dos valores, da capacidade de relacionamento. Exemplo:

Interessar-se por / gostar de /preferir;
Estar disponível para ouvir os outros;
Dar valor ao conhecimento.
É demonstrada por comportamentos que indicam atitudes, consciência, interesse, atenção, empenhamento e responsabilidade.
Os verbos que indicam aprendizagem, incluem neste nível: aceitar, tentar, desafiar, defender, disputar, juntar, julgar, aplaudir, questionar, partilhar, suportar e voluntariar.

Aprendizagem psicomotora

Requer acção física combinada com pensamento, por exemplo:

Utilizar ferramentas; dançar; fazer exercício físico; compreende os processos relacionados com a actividade física, com a motricidade. É o domínio da acção, das actividades motoras e manipulativas e operativas.



Fig.1 - Taxonomia de Bloom - Original





Fig.2 - Taxonomia de Bloom Revista



Fig.3 - Pirâmides Taxonomia de Bloom

 fonte: http://missglauedu.weebly.com/taxonomia-de-bloom-e-tecnologia.html
            http://www.celt.iastate.edu/teaching/effective-teaching-practices/revised-blooms-taxonomy
           http://www.iastate.edu/

2 comentários:

  1. OK!Quais são as potencialidades e as limitações desta taxonomia para os dias de hoje?

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    1. A Taxonomia de Bloom é utilizada no planeamento e avaliação da formação e da aprendizagem. O modelo funciona como uma espécie de “checklist”, com o objectivo de perceber se a formação está a seguir o inicialmente previsto, um modelo pelo qual se pode avaliar e adequar, qualquer formação existente, seja ele um curso, um currículo ou um programa de formação e desenvolvimento de uma grande organização. Como limitação apontaria o facto de estar centrada nos apectos cognitivos e estes serem tratados de uma forma individual, bem como, dar mais valor aos conhecimentos adquiridos e menos às técnicas ou práticas.

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