Ser Cidade Educadora é
um compromisso de todos (municípios e sociedade civil pública e privada), na
construção de uma Cidade mais Educadora, Cidadã, Democrática e Solidária, que
entende o seu empenhamento e intervenção na Educação de Todos ao Longo da Vida,
afirmando o local num mundo global, aberta a outras cidades e outros projectos,
numa construção e valorização de um trabalho em rede.
1. A cidade educadora assume a cultura, antes de mais, como a
busca de sentidos para a vida, o que
implica não a ver como mais uma frente de consumo passivo, mas, sobretudo, como
um processo de produção que motiva a criatividade e estimula a
curiosidade.
2. A cidade educadora concebe a educação, simultaneamente,
como um processo, como um meio e como um produto que, através
destas diferentes dimensões, se constitui como um bem social que a
valoriza e dinamiza.
3. A cidade educadora acolhe uma concepção aberta e diversificadora de saberes, de práticas e de expressões culturais, procurando delinear tempos e espaços formais e informais de permuta e de aprofundamento das respectivas idiossincrasias e potencialidades.
3. A cidade educadora acolhe uma concepção aberta e diversificadora de saberes, de práticas e de expressões culturais, procurando delinear tempos e espaços formais e informais de permuta e de aprofundamento das respectivas idiossincrasias e potencialidades.
4. A cidade educadora abre-se às outras cidades,
surpreendendo as semelhanças e experimentando o desafio das diferenças.
5. A cidade educadora explora educativamente o património das
tradições, no mesmo movimento em que, com a identidade que
elas proporcionam, faz delas o solo da inovação.
6. A cidade educadora consolida as escolas como instituições
educativas, ao mesmo tempo que valoriza e cria outros núcleos de
formação onde as pessoas possam dar o seu saber e usufruir do saber dos
outros.
7. A cidade educadora acolhe os que querem aprender a
ensinar, sem prejuízo de submeter todas
as propostas e projectos a critérios de exigência organizativa e aos princípios
de um plano regulador.
8. A cidade educadora procura motivar todas as pessoas e
instituições para participarem na actividade
educativa como um projecto pessoal e colectivamente gratificante de vida em comum.
9. A cidade educadora, aberta à participação, propõe a todos
uma relação de contrato ético mutuamente responsabilizante.
10. A cidade educadora define prioridades de formação em
função de um processo de avaliação de carências, de objectivos e de
recursosCarta declaração de Barcelona 1990- https://5cidade.files.wordpress.com/2008/04/cartacidadeseducadoras.pdf
Texto interessante. É pena que não expresse a sua opinião. Por exemplo, é a cidade onde vive uma cidade educadora? Se sim, o que o leva a dizer que sim? se não, o que o leva a dizer que não?
ResponderEliminar