Slogan é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização que se
caracterizam, acima de tudo, pela brevidade, impacto, comunicação
imediata e destinam-se a fixar na mente a associação entre uma
marca e um argumento persuasivo, capaz de fazer as pessoas lembrarem-se de
uma empresa, produto ou serviço. Por isso deve ter personalidade e
credibilidade.
Originalmente Slogan significa "Grito de Guerra" e nesse sentido figurado, o uso do slogan para fins publicitários também corresponde a uma guerra entre empresas ao disputarem a preferência do consumidor pelos seus produtos ou serviços. Alguns slogans ficam imortalizados pela criatividade e inteligência (além de verbas consideráveis de marketing).
Como
“ Primeiro estranha-se, depois entranha-se...” ( O anúncio que
marcaria a entrada da Coca-Cola em Portugal foi encomendado à agência Hora,
onde trabalhava Fernando Pessoa, nos finais dos anos 20; No entanto a marca
só começou a ser vendida em Portugal em 1977, por um duplo motivo: se
o produto continha coca, da qual se extraía a cocaína, não podia ser vendido ao
público; se não tinha coca, então anunciá-lo com esse nome seria publicidade
enganosa,mas a frase ficou para a história.
Outros
são tão maus que são irremediavelmente descartados e caem no esquecimento, após curtas temporadas de desperdício publicitário.
O
propósito do tema publicitário ou slogan num anúncio é deixar a mensagem-chave
da marca na mente do alvo (público/consumidor). Ela é o texto que
acompanha o logótipo e o seu objectivo é memorizar.
Dicas
para obter um bom slogan:
#01.
Use frases sempre na afirmativa
A
frase efeito tem um alto poder persuasivo, portanto, frases na afirmativa têm
uma maior garantia de serem bem-sucedidas – mas isso não é uma regra. A
Brastemp durante muitos anos assinou como “Não dá pra comparar”. Porém, a
assinatura caiu no gosto popular, tornando-se até mesmo numa frase ,
sendo citado como “Não é nenhuma Brastemp...”
#02.
Componha frases de fácil memorização
Evite
muitas palavras e use figuras de linguagens e rimas. O slogan da Pepsi Twist é
“Todo sabor de Pepsi com um toque de limão”. É um bom slogan, porém é de difícil
memorização, se comparado, por exemplo, com “Tomou Doril, a dor sumiu”.
Novamente, não são regras, porém são mais fáceis de cair no gosto popular.
#03. Tenha ritmo, rima e musicalidade
Como
no ponto anterior, quando se cria um slogan, principalmente quando ele é mais
longo, é preciso levar em consideração certos critérios como: ritmo, rima e
musicalidade. Lembre-se que todo slogan deve ser agradável ao ouvido, pois são
mais fáceis de serem memorizados e tornam-se mais bem sucedidos. Transformá-lo
em uma canção ou em uma rima curta pode ser uma forma de torná-lo conhecido,
pois uma mensagem transmitida em forma de canção é mais memorável do que uma
dita em discurso normal
#04.
Seja honesto
É
muito fácil deixar-se levar pelos exageros e entusiasmar-se quando ele está
desenvolvendo um slogan, porém, deve-se fugir ao máximo disso. Por mais que seu
produto seja bom, é um grande erro descrevê-lo de uma forma que não corresponda
a realidade, pois isso pode trazer problemas para a empresa no futuro. Arranje
uma forma inteligente de definir o seu produto, para que a pessoas desejem
adquiri-lo, mas procure, acima de tudo, ser honesto e condizente com a
realidade.
#05.
A temporalidade
Com
excepção de slogans que sejam de campanha, eles devem transmitir a ideia por
detrás da marca, e não deve conter datas comemorativas ou expressões que possam
não ser entendida daqui uns anos.
#06.
Cuidado com expressões exageradas
Há
alguns anos, a Antárctica lançou o slogan “Deixa a festa do modo que o
diabo gosta”. A polémica foi tanta que a igreja interveio, e, com tal
influência e apoio das massas, conseguiu impor que a empresa trocasse o slogan
substituindo a palavra “diabo” por “a gente”. Outro caso que teve alguma
expressão foi o Uni-banco, com o slogan “Nem parece banco”. O objectivo do
banco era incutir segurança mas o slogan não transmitia isso.
#07.
Transmita a essência da marca e seus objectivos
O
slogan deve ser compatível à ideologia da empresa. Converse com o cliente e
entenda quais são seus objectivos com essa acção. Considere que, se ele deseja
um reposicionamento ou uma melhor colocação no mercado. Tudo deve ser levado em
conta.
#08.
Destaque as vantagens do produto
É
muito importante que o slogan evidencie as principais vantagens do seu produto
e o separe da concorrência. O slogan é, normalmente, a par do logótipo, uma das
primeiras impressões que o público consumidor tem do seu produto. Por isso é
fundamental que as pessoas percebam as vantagens de adquiri-lo desde do
principio.
#09. Seja criativo
Use
e abuse do poder da sua mente. Ela será a sua melhor aliada.
OK. Texto interessante. E porque não analisar o slogan que construíram (Festival Internacional do Património Cultural. Um Farol de Cristal na Terra para o Navio das Cidades Educadoras) de acordo com os 9 requisitos enunciados?
ResponderEliminarO ramo da publicidade cresceu muito em Portugal e no mundo. Vê-se a importância com a criação de licenciaturas nesta área, cursos de mestrado e até doutoramento. O slogan é a alma do negócio e muitas vezes marca a vida das pessoas e fazem-se lembrar daquele produto por muitos anos.
ResponderEliminarUma vez que encontramos dificuldades na criação de um slogan, fui à procura de saber que requisitos ou parâmetros deve ter um bom slogan e de como é criado.
ResponderEliminarAssim, devemos ter em conta em como a marca é apresentada para os clientes(consumidores), estes dois factores são essenciais para que um negócio de sucesso. Deve-se criar logótipos e slogans que sejam fáceis de lembrar e que resistam ao passar do tempo.
Afinal, quem não gostaria de ter a seu, logótipo ou slogan lembrados daqui a 20 anos?
Sem dúvida, uma boa reflexão sobre o slogan pode ajudar a melhorar a qualidade da comunicação nas aulas. Não fossem estes construídos para passarem a mensagem de forma eficaz.
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