sábado, 5 de novembro de 2016

O Slogan

Slogan é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização que se caracterizam, acima de tudo, pela brevidade, impacto, comunicação imediata e destinam-se a fixar na mente a associação entre uma marca e um argumento persuasivo, capaz de fazer as pessoas lembrarem-se de uma empresa, produto ou serviço. Por isso deve ter personalidade e credibilidade.

Originalmente Slogan significa "Grito de Guerra" e nesse sentido figurado, o uso do slogan para fins publicitários também corresponde a uma guerra entre empresas ao disputarem a preferência do consumidor pelos seus produtos ou serviços. Alguns slogans ficam imortalizados pela criatividade e inteligência (além de verbas consideráveis de marketing).
 
Como “ Primeiro estranha-se, depois entranha-se...” ( O anúncio que marcaria a entrada da Coca-Cola em Portugal foi encomendado à agência Hora, onde trabalhava Fernando Pessoa, nos finais dos anos 20; No entanto a marca só começou a ser vendida em Portugal em 1977, por um duplo motivo: se o produto continha coca, da qual se extraía a cocaína, não podia ser vendido ao público; se não tinha coca, então anunciá-lo com esse nome seria publicidade enganosa,mas a frase ficou para a história.
Outros são tão maus que são irremediavelmente descartados e caem no esquecimento, após curtas temporadas de desperdício publicitário.
O propósito do tema publicitário ou slogan num anúncio é deixar a mensagem-chave da marca na mente do alvo (público/consumidor). Ela é o texto que acompanha o logótipo e o seu objectivo é memorizar.
Dicas para obter um bom slogan:

#01. Use frases sempre na afirmativa
A frase efeito tem um alto poder persuasivo, portanto, frases na afirmativa têm uma maior garantia de serem bem-sucedidas – mas isso não é uma regra. A Brastemp durante muitos anos assinou como “Não dá pra comparar”. Porém, a assinatura caiu no gosto popular, tornando-se  até mesmo numa frase , sendo citado como “Não é nenhuma Brastemp...”

#02. Componha frases de fácil memorização
Evite muitas palavras e use figuras de linguagens e rimas. O slogan da Pepsi Twist é “Todo sabor de Pepsi com um toque de limão”. É um bom slogan, porém é de difícil memorização, se comparado, por exemplo, com “Tomou Doril, a dor sumiu”. Novamente, não são regras, porém são mais fáceis de cair no gosto popular.

#03. Tenha ritmo, rima e musicalidade
Como no ponto anterior, quando se cria um slogan, principalmente quando ele é mais longo, é preciso levar em consideração certos critérios como: ritmo, rima e musicalidade. Lembre-se que todo slogan deve ser agradável ao ouvido, pois são mais fáceis de serem memorizados e tornam-se mais bem sucedidos. Transformá-lo em uma canção ou em uma rima curta pode ser uma forma de torná-lo conhecido, pois uma mensagem transmitida em forma de canção é mais memorável do que uma dita em discurso normal

#04. Seja honesto
É muito fácil deixar-se levar pelos exageros e entusiasmar-se quando ele está desenvolvendo um slogan, porém, deve-se fugir ao máximo disso. Por mais que seu produto seja bom, é um grande erro descrevê-lo de uma forma que não corresponda a realidade, pois isso pode trazer problemas para a empresa no futuro. Arranje uma forma inteligente de definir o seu produto, para que a pessoas desejem adquiri-lo, mas procure, acima de tudo, ser honesto e condizente com a realidade.

#05. A temporalidade
Com excepção de slogans que sejam de campanha, eles devem transmitir a ideia por detrás da marca, e não deve conter datas comemorativas ou expressões que possam não ser entendida daqui uns anos.

#06. Cuidado com expressões exageradas
Há alguns anos, a Antárctica lançou o slogan “Deixa a festa do modo que o diabo gosta”. A polémica foi tanta que a igreja interveio, e, com tal influência e apoio das massas, conseguiu impor que a empresa trocasse o slogan substituindo a palavra “diabo” por “a gente”. Outro caso que teve alguma expressão foi o Uni-banco, com o slogan “Nem parece banco”. O objectivo do banco era incutir segurança mas o slogan não transmitia isso.

#07. Transmita a essência da marca e seus objectivos
O slogan deve ser compatível à ideologia da empresa. Converse com o cliente e entenda quais são seus objectivos com essa acção. Considere que, se ele deseja um reposicionamento ou uma melhor colocação no mercado. Tudo deve ser levado em conta.

#08. Destaque as vantagens do produto
É muito importante que o slogan evidencie as principais vantagens do seu produto e o separe da concorrência. O slogan é, normalmente, a par do logótipo, uma das primeiras impressões que o público consumidor tem do seu produto. Por isso é fundamental que as pessoas percebam as vantagens de adquiri-lo desde do principio.

#09. Seja criativo
Use e abuse do poder da sua mente. Ela será a sua melhor aliada.


Por fim, não há uma regra, mas estas dicas podem ajudar!


4 comentários:

  1. OK. Texto interessante. E porque não analisar o slogan que construíram (Festival Internacional do Património Cultural. Um Farol de Cristal na Terra para o Navio das Cidades Educadoras) de acordo com os 9 requisitos enunciados?

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  2. O ramo da publicidade cresceu muito em Portugal e no mundo. Vê-se a importância com a criação de licenciaturas nesta área, cursos de mestrado e até doutoramento. O slogan é a alma do negócio e muitas vezes marca a vida das pessoas e fazem-se lembrar daquele produto por muitos anos.

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  3. Uma vez que encontramos dificuldades na criação de um slogan, fui à procura de saber que requisitos ou parâmetros deve ter um bom slogan e de como é criado.
    Assim, devemos ter em conta em como a marca é apresentada para os clientes(consumidores), estes dois factores são essenciais para que um negócio de sucesso. Deve-se criar logótipos e slogans que sejam fáceis de lembrar e que resistam ao passar do tempo.

    Afinal, quem não gostaria de ter a seu, logótipo ou slogan lembrados daqui a 20 anos?

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  4. Sem dúvida, uma boa reflexão sobre o slogan pode ajudar a melhorar a qualidade da comunicação nas aulas. Não fossem estes construídos para passarem a mensagem de forma eficaz.

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