sábado, 3 de dezembro de 2016

Modelo 3C3R - Hung


Procurando uma melhor definição  na construção de problemas para ABP, Hung (2006) desenvolveu uma estrutura chamada 3C3R, que tem como componentes centrais o  conteúdo, contexto e conexão (3 Cs) e os componentes de processamento que são pesquisa, argumentação e reflexão (3 Rs, do inglês researching, reasoning, reflecting). Os três “Cs” estão relacionados ao foco na aprendizagem do conteúdo/conceitos, já os três “Rs” dão suporte ao  processo cognitivo, à capacidade de resolver problemas e à aprendizagem  auto direcionada.

Em muitos contextos de aprendizagem tradicionais, professores e alunos concordam com um conjunto claramente definido de conceitos que devem ser memorizados para um teste posterior . A aprendizagem baseada em problemas, no entanto, muitas vezes entrelaça esses conceitos ao longo de uma experiência contextualizada, de resolução de problemas. Em projetos anteriores, essa mudança de foco causou tensões entre os membros que participavam no   projecto, no decorrer do mesmo. Os ambientes foram ainda mais complicados porque as atividades de PBL remetiam para uma aprendizagem conceitual, bem como habilidades para a resolução de problemas, tais como aprendizagem autonoma bem como a concepção de perguntas (Hung, Jonassen e Liu, 2008)

O modelo centra-se em dois aspectos da concepção PBL: componentes de núcleo e componentes de raciocínio.Os componentes do núcleo apresentam uma ênfase no conteúdo, contexto e conexão (3C) do projeto. Esses aspectos configuram a atividade de resolução de problemas considerando a relação com o conhecimento prévio. Os componentes de raciocínio do projeto promovem pesquisa, raciocínio e reflexão (3R). Estes aspectos são importantes porque os processos cognitivos e as habilidades de resolução de problemas são componentes centrais de um sistema PBL.

Para uma equipe de projeto de problemas (PBL), o modelo 3C3R não serve apenas como uma estrutura de um projeto conceptual, mas também como um quadro comum de referência a partir do qual os membros podem discutir e comunicar sistematicamente conceitos e ideias importantes durante o problema (PBL) ou o  projeto curricular. Para os projetistas individuais e professores, o modelo 3C3R fornece uma estrutura conceitual sobre a qual eles podem formular e projetar problemas (PBL) de forma mais sistemática e eficaz. Outra função do modelo 3C3R é que ele fornece uma estrutura conceitual para avaliar, a adequação e eficácia dos problemas (PBL). Os componentes 3C3R podem servir como dimensões conceptuais e critérios para avaliar a eficácia, de problemas (PBL) em termos da concepção de problemas e da aplicação desses problemas.





Hung, Woei  (2006)The 3C3R Model: A Conceptual Framework for Designing Problems in PBL




1 comentário:

  1. Tiago, é importante que além de apresentar a informação a comente ou estabeleça pontes com o trabalho que está a desenvolver.

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