Procurando uma melhor definição na
construção de problemas para ABP, Hung
(2006) desenvolveu uma estrutura chamada 3C3R,
que tem como componentes centrais o conteúdo,
contexto e conexão (3 Cs) e os componentes de processamento que são
pesquisa, argumentação e reflexão (3 Rs, do
inglês researching, reasoning, reflecting). Os três “Cs” estão
relacionados ao foco na aprendizagem do conteúdo/conceitos, já os três “Rs” dão
suporte ao processo cognitivo, à capacidade de
resolver problemas e à aprendizagem auto direcionada.
Em muitos contextos de
aprendizagem tradicionais, professores e alunos concordam com um conjunto
claramente definido de conceitos que devem ser memorizados para um teste
posterior . A aprendizagem baseada em problemas, no entanto, muitas vezes
entrelaça esses conceitos ao longo de uma experiência contextualizada, de
resolução de problemas. Em projetos anteriores, essa mudança de foco causou
tensões entre os membros que participavam no projecto,
no decorrer do mesmo. Os ambientes foram ainda mais complicados porque as
atividades de PBL remetiam para uma aprendizagem conceitual, bem como
habilidades para a resolução de problemas, tais como aprendizagem autonoma bem
como a concepção de perguntas (Hung, Jonassen e Liu, 2008)
O
modelo centra-se em dois aspectos da concepção PBL: componentes de núcleo e
componentes de raciocínio.Os
componentes do núcleo apresentam uma ênfase no conteúdo, contexto e conexão
(3C) do projeto. Esses aspectos configuram a atividade de resolução de
problemas considerando a relação com o conhecimento prévio. Os componentes de
raciocínio do projeto promovem pesquisa, raciocínio e reflexão (3R). Estes
aspectos são importantes porque os processos cognitivos e as habilidades de
resolução de problemas são componentes centrais de um sistema PBL.
Para
uma equipe de projeto de problemas (PBL), o modelo 3C3R não serve apenas como
uma estrutura de um projeto conceptual, mas também como um quadro comum de
referência a partir do qual os membros podem discutir e comunicar sistematicamente
conceitos e ideias importantes durante o problema (PBL) ou o projeto curricular. Para os projetistas
individuais e professores, o modelo 3C3R fornece uma estrutura conceitual sobre
a qual eles podem formular e projetar problemas (PBL) de forma mais sistemática
e eficaz. Outra função do modelo 3C3R é que ele fornece uma estrutura
conceitual para avaliar, a adequação e eficácia dos problemas (PBL). Os componentes
3C3R podem servir como dimensões conceptuais e critérios para avaliar a
eficácia, de problemas (PBL) em termos da concepção de problemas e da aplicação
desses problemas.
Tiago, é importante que além de apresentar a informação a comente ou estabeleça pontes com o trabalho que está a desenvolver.
ResponderEliminar