sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Reflexão Final


Não sendo a primeira vez que tenho a oportunidade de "conviver", com esta diferente forma de aprender, considero que esta nova oportunidade foi relevante para mim.

Apesar de ter passado por uma experiência semelhante na unidade curricular, “ Geografia do Comércio e do Consumo", achei esta nova experiência enriquecedora, desta vez pude ver como se pode aplicar a aprendizagem baseada em problemas no ensino, bem como todo o processo que está por detrás da criação de uma situação problema.

Considero que foi importante passar novamente por esta experiência, ainda que seja a segunda vez que "convivo", com aprendizagem baseada em problemas, existe sempre algo a aprender, no entanto considero que nem sempre foi feita a melhor gestão do tempo para a realização das tarefas, ainda assim faço um balanço positivo no entanto existe sempre algo a melhorar,  aspectos que corrigir tentarei numa outra oportunidade.

Ainda assim, considero este método de aprendizagem inovador e que certamente será uma mais valia saber lidar com ele num futuro próximo, sendo este um método que na minha opinião poderá beneficiar os alunos, no entanto considero que há que passar por um processo habituação que poderá demorar algum tempo.

Neste blog, coloquei algumas publicações que tiveram como objectivo clarificar ou aprofundar, alguns conceitos e temas abordados em aula, bem como outros apectos relacionados com a aprendizagem baseada em problemas. 
Para finalizar, e após passar novamente por esta experiência, considero que esta forma diferente de ver o ensino, será futuramente uma mais valia para a profissão que iremos desempenhar. Será certamente uma mais valia e algo a ter em conta, para nós que pretendemos futuramente ensinar e esta será uma nova forma de dinamizar as salas de aula, bem como, a forma de ensinar e/ou aprender.


1 comentário:

  1. OK, espero que esta Unidade Curricular o inspire para tornar a sua prática como docente de geografia uma permanente busca da utilidade do ensino e mais ainda da aprendizagem da geografia na sociedade contemporânea.

    ResponderEliminar